Federação tenta impedir que Flamengo e Fluminense disputem Primeira Liga

Autor: Da Redação,
terça-feira, 19/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) encaminhou um documento à CBF assinado por 14 clubes com normas e obrigações para que os filiados possam disputar competições interestaduais. O pedido é uma tentativa de inviabilizar a participação de Flamengo e Fluminense na disputa da Primeira Liga.
A competição começará no fim de janeiro de 2016, com 12 equipes: Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Grêmio, Inter, Flamengo, Fluminense, Atlético-PR, Coritiba, Avaí, Chapecoense e Figueirense. Também fazem parte da liga, mas não participarão do torneio em 2016, o Joinville, o Criciúma e o Paraná.
O documento tenta também adiar a disputa para 2017. Entre os critérios para liberação das equipes, a Ferj exige que a liga seja organizada pela CBF, que conte apenas com a participação de campeão e vice do Estadual, que as datas não coincidam com as do Estadual, e que a competição não ultrapasse o prazo de 15 dias, se realizada antes do Estadual do Rio, ou 30 dias, se realizada após a disputa.
Por fim, o Conselho Arbitral pede que a CBF "aplique as sanções pertinentes, comunicando à Fifa a violação do seu Estatuto e Regulamentos".