Campanha ajuda brasileiro a levar prêmio de gol mais bonito

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 11/01/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A plasticidade do gol de bicicleta de Wendell Lira, 27, vencedor do prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada 2015, é inegável. O brasileiro foi premiado nesta segunda (11), na cerimônia do Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, na Suíça.
Não foi só a beleza do lance, entretanto, que garantiu a vitória de Lira sobre nomes como Messi, do Barcelona, e Florenzi, da Roma.
Campanhas de diversos sites e páginas de redes sociais garantiram inúmeros votos ao jogador, que comparou a sua vitória a um duelo de Davi contra Golias. A votação ao gol mais bonito foi aberta ao público no site da Fifa.
Sites como "Desimpedidos", "Olé do Brasil", "KibeLoco", "NãoSalvo" e "Doentes por Futebol", e páginas de redes sociais como "Cenas Lamentáveis", "Testes de Macho", e "Legado da Copa", mobilizaram seus milhões de seguidores para votar pelo atacante, que chegou a agradecer diversas vezes pela campanha.
Marcado em março de 2015, o tento vencedor aconteceu em partida entre Goianésia e Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano. Em ação pelo primeiro clube, Lira recebeu um passe alto na entrada da área e, de costas para o gol, emendou um voleio para fazer o gol.
Lira venceu com 46,7% dos votos, contra 33,3% de Messi e 7,1% de Alessandro Florenzi, da Roma. Messi foi eleito o melhor jogador do mundo, em 2015.
A indicação mudou a vida de Lira. Desempregado quando os nomes indicados ao gol mais bonito foram anunciados, em novembro, ele contou à Folha de S.Paulo neste domingo (10) que chegou a receber pelo menos oito propostas de emprego. Fechou com o Vila Nova, que disputa a Série B do Brasileiro, pela infraestrutura e projeto apresentados.