Santos bate o Cruzeiro e conquista sua 1ª vitória fora de casa no Brasileiro

Autor: Da Redação,
domingo, 30/08/2015

JOÃO PAULO BENINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Santos viajou a Belo Horizonte (MG) defendendo uma invencibilidade de nove jogos e prolongou a série sem derrotas com uma vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Este foi o primeiro triunfo do time da Baixada Santista fora de casa na competição.
Sem Gabriel, contundido, e Geuvânio, suspenso, a equipe de Dorival Júnior não repetiu a boa atuação da última quarta-feira (26), oportunidade em que bateu o Corinthians por 2 a 1 e avançou às quartas de final da Copa do Brasil.
Mesmo com a ausência da dupla, o outro titular da linha de frente santista, o centroavante Ricardo Oliveira, arriscou de canhota da intermediária e a bola entrou no ângulo esquerdo da meta defendida pelo goleiro Fábio, aos 42 minutos do primeiro tempo. Este foi o 12º gol marcado pelo artilheiro do Brasileiro.
Com este resultado, o Santos alcança a nona colocação, com 30 pontos. Já o Cruzeiro permanece com apenas 22 pontos, na 16ª posição.
Na próxima rodada, a 22ª, o Cruzeiro viaja a Campinas para encarar a Ponte Preta, na quarta-feira (2/9), às 19h30. Para este duelo o time mineiro não poderá contar com Marinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Fabrício, expulso de campo. No mesmo horário, mas na quinta-feira, o Santos recebe a Chapecoense, na Vila Belmiro.
O JOGO
A partida começou muito disputada na região central do campo, com a marcação prevalecendo sobre os ataques.
O primeiro lance de perigo foi do Cruzeiro, aos 16 minutos. Após boa descida pela esquerda e cruzamento na área, Vinícius Araújo completo de cabeça para o gol, mas o assistente apontou a posição irregular e o lance invalidado.
Bem vigiado pela dupla de volantes do Cruzeiro formada por Henrique e Willians, o meia Luca Lima teve pouco espaço no primeiro tempo e o Santos não conseguiu levar perigo à meta de Fábio.
Após roubada de bola de Ceará, Marinho invadiu a área pela direita em diagonal, passou pela defesa santista e arrematou de pé esquerdo, mas o chute passou longe do gol de Vanderlei, aos 34 minutos.
Novamente com Marinho, o Cruzeiro voltou a chegar aos 41 minutos. O ex-atacante do Ceará recebe na intermediária e arriscou de pé esquerdo A bola passou perto da trave esquerda da meta de Vanderlei.
O Santos usou o chute de longe para dar sua resposta. Aos 42 minutos, Ricardo Oliveira recebeu passe de Victor Ferraz, arrumou para a perna canhota e chutou da intermediária.
A bola foi no ângulo esquerdo e Fábio não conseguiu espalmar. Este foi o 12º gol do artilheiro do Brasileiro.
Na segunda etapa o jogou continuou concentrado no meio campo e o Santos repediu o expediente dos arremates de fora da área para novamente levar perigo ao gol de Fábio. Victor Ferraz carregou a bola pela direita e tocou para Ricardo Oliveira, que bateu da meia lua e a bola passou perto da trave esquerda.
A resposta cruzeirense foi com o atacante Alisson, que recebeu na ponta esquerda, invadiu a área e bateu cruzado. Vanderlei rebateu e Allano completou para fora. A bola ainda bateu na lateral da rede.
O Cruzeiro voltou a levar perigo à meta santista aos 29 minutos, após descida pela esquerda e cruzamento na pequena área. Vanderlei conseguiu dar um tapa e evitar a finalização.
Aos 37 minutos, o volante Willians desceu pela direita e cruzou para o desvio de Arrascaeta na primeira trave. Vanderlei defendeu sem dar rebote.
Nos minutos finais o Cruzeiro tentou chegar ao empate levantando bolas na área, mas a defesa santista levou a melhor em todas as investidas.

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel e Fabrício; Willians, Henrique (Arrascaeta) e Marcus Vinícius (Gabriel Xavier) e Marinho, Alisson e Vinícius Araújo (Allano).
T.: Vanderlei Luxemburgo.

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia (Lucas Otávio), Marquinhos Gabriel e Lucas Lima (Léo Cittadini); Neto Berola (Leandro) e Ricardo Oliveira.
T.: Dorival Júnior.

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rodolpho Toski (PR)
Assistentes: Fabrício Vilarinho e Ivan Carlos Bohn
Renda/Público: R$ 252.400,00 / 8.271 pagantes
Cartões amarelos: Marinho, Fabrício e Arrascaeta (CRU); Ricardo Oliveira, Vanderlei (SAN)
Cartões vermelhos: Fabrício (CRU)
Gols: Ricardo Oliveira, aos 41min do 1º tempo