Holanda vence a Eslováquia por 2 a 1 e se classifica para as quartas de final da Copa

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 28/06/2010
A Holanda esfriou o jogo e começou a tocar a bola administrando a partida

Com muita frieza para segurar o resultado e sem qualquer espetáculo, a Holanda manteve vivo o sonho de conquistar o seu primeiro título mundial ao derrotar nesta segunda-feira a Eslováquia por 2 a 1. Classificados para as quartas de final da Copa do Mundo, os holandeses agora enfrentam o Brasil, que venceu o Chile hoje (28) por 3 a 0.

A Holanda teve pela primeira vez nesta Copa o meia-atacante Robben jogando como titular. Recuperado de lesão na perna esquerda, o jogador do Bayern de Munique acabou sendo decisivo ao marcar o primeiro gol. Sneijder fez o segundo e Vittek descontou no final do jogo.

A Holanda começou melhor na partida e aos 10 minutos Sneijder recebeu de Van Persie e chutou rasteiro para a defesa de Mucha.

Sete minutos depois, a Laranja abriu o placar. Robben recebeu lançamento de Sneijder e fez sua jogada característica. Cortou para o meio e bateu rasteiro, de canhota, sem chance para o goleiro Mucha.

Após o gol, a Holanda esfriou o jogo e começou a tocar a bola administrando a partida. Os eslovacos ainda tentaram assustar, mas a defesa do time de Bert van Marwijk esteve sempre bem postada evitando que o goleiro Stekelenburg trabalhasse.

No final do primeiro tempo, Van Persie ainda teve duas oportunidades de ampliar, mas acabou parando no goleiro eslovaco.

Dois gols no fim do jogo

A Holanda voltou para a etapa final disposta a matar o jogo, mas Robben e Mathijsen acabaram desperdiçando as chances que tiveram no início. Aos 13, foi a vez de Van Persie cobrar falta com violência e Mucha fazer uma grande defesa.

Após o bom início, a Holanda recuou muito e começou a dar espaços na defesa, preocupando o seu torcedor. Aos 21, Stoch invadiu a área e chutou para a defesa de Stekelenburg. Um minuto depois, o goleiro holandês salvou a seleção após o chute de Vittek.

A Eslováquia ainda teve outra chance de empatar, mas a Holanda conseguiu segurar o placar e no final fez o segundo gol. Aos 37, Kuyt fez boa jogada na área e tocou para Sneijder completar para o gol.

No último minuto, Stelekenburg derrubou Vittek na área e o árbitro Alberto Undiano marcou o pênalti. Vittek cobrou e diminuiu para os eslovacos. Ele agora é o artilheiro da Copa ao lado de Higuaín, da Argentina.

Holanda 2 x 1 Eslováquia

Local: estádio Moses Mabhida, em Durban, na África do Sul

Árbitro: Alberto Undiano (ESP)

Cartões Amarelos: Robben e Stekelenburg (Holanda) e Kucka, Kapunek e Srktel (Eslováquia)

Gols: Robben aos 17 minutos do primeiro tempo e Sneijder aos 37 do segundo tempo para a Holanda

Holanda: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong, Sneijder (Afellay) e Robben (Elia); Kuyt e Van Persie (Huntelaar). Técnico: Bert van Marwijk.

Eslováquia: Mucha, Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik (Jakubko); Vladimir Weiss, Stoch, Jendrisek (Kapunek) e Hamsik (Sapara); Vittek e Kucka. Técnico: Vladimir Weiss.