3 - ATUALIZADA - Neymar chuta e corre mais que Messi em derrota do Barcelona

Autor: Da Redação,
terça-feira, 30/09/2014

SÃO PAULO, SP - Além de marcar um dos gols do Barcelona, Neymar foi o jogador do time que mais arriscou chutes a gol e o segundo que mais correu na derrota para o Paris Saint-Germain por 3 a 2 nesta terça-feira (30), no Parque dos Príncipes, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O atacante superou em tais estatísticas seu companheiro de ataque, o argentino Lionel Messi, autor do outro gol dos catalães.
Segundo dados da Uefa, o brasileiro chutou quatro vezes a gol e correu 10.984 metros, um pouco menos que o meia Busquets, que cobriu a distância de 11.103 metros e foi o que mais correu do lado espanhol.
Somadas as distâncias percorridas nas duas partidas na Liga dos Campeões, Neymar é o jogador que mais corre em campo pelo Barcelona, com uma distância percorrida de 22.116 metros, à frente de outro brasileiro, Daniel Alves, com 21.151 m. Messi aparece logo atrás, com 16.668 m (8.675 m na partida de hoje).
Jogando pelo lado esquerdo do campo, Neymar tem partido mais ao ataque que Messi, aparecendo com frequência para a conclusão de jogadas e carregando a bola em direção à meta adversária. Ao todo, foram 14 finalizações do Barcelona na partida.
O argentino tem se incumbido mais da armação de jogadas, o que já lhe rendeu a marca de sete assistências até agora no ano. Na partida desta terça, ele chutou a gol apenas duas vezes, mas deu 47 passes, 12 a mais do que Neymar.
Com duas faltas sofridas cada um, Neymar e Messi sofreram juntos metade das faltas cometidas pelo Paris Saint-Germain (8).
"PROTAGONISTA"
A segunda temporada de Neymar na Espanha tem se mostrado mais promissora que a primeira. Apesar da derrota nesta terça na Liga dos Campeões, os números individuais do atacante superam de longe os do seu ano de estreia na Europa.
O ex-santista tem média de gols ( um por partida) melhor que a de Messi. Ele só é superado por Cristiano Ronaldo.
O salto de desempenho de Neymar tem a ver com o novo posicionamento do ataque do Barcelona. Se na temporada passada ele ficava preso na ponta esquerda criando jogadas para Messi, agora tem mais liberdade e é o alvo preferido dos passes do craque argentino, que tem jogado mais atrás, como armador.