Paraguai encara 'zebra' Nova Zelândia para liderar

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 24/06/2010
Paraguai precisa de apenas um empate para chegar às oitavas de final

Líder do Grupo F da Copa do Mundo da África do Sul, com quatro pontos conquistados, o Paraguai tem tudo para confirmar nesta quinta-feira (24) a primeira colocação da chave, se garantindo nas oitavas de final do torneio. Para isso, o time sul-americano necessita de um simples triunfo contra a surpreendente Nova Zelândia, em confronto previsto para às 11 horas (horário de Brasília), no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane.

Os paraguaios garantem a classificação com um simples empate, mas planejam o primeiro lugar para tentarem fugir nas oitavas de final da Holanda, que provavelmente vai liderar o Grupo E.

Já a Nova Zelândia divide a segunda posição com a Itália, que no mesmo horário enfrenta a lanterna Eslováquia, a qual soma um ponto. O time da Oceania e os italianos têm dois pontos e campanhas iguais. Portanto, os All Whites necessitam de um triunfo para se classificar. O empate só servirá para caso aconteça um empate no outro jogo e com menos gols do que no confronto diante dos paraguaios.

Gerardo Martino, técnico do Paraguai, acredita que sua equipe vai se classificar sem maiores sustos se repetir o futebol demonstrado na vitória de 2 a 0 sobre a Eslováquia, no fim de semana.

- O Paraguai vem conseguindo impor seu estilo de jogo nesta Copa do Mundo e isso é muito importante. Principalmente porque nossos adversários começam a nos respeitar cada vez mais. Tenho certeza de que vamos nos classificar se repetirmos contra a Nova Zelândia o que estamos praticando até este momento.

O treinador do Paraguai garantiu que manterá a base que vem atuando, mas pode se ver forçado a fazer uma alteração de última hora. O zagueiro Antolín Alcaraz, com uma lesão no joelho direito, poderá ser preservado para não agravar o problema. Se essa possibilidade for confirmada, Denis Caniza será o substituto.

Pelo lado da Nova Zelândia, que não apresenta problemas de lesões ou suspensões, o técnico Ricki Herbert demonstra muito otimismo em relação a um possível triunfo nesta rodada. Apesar de respeitar os paraguaios, ele considera que seus atletas estão mais confiantes e isso pode acabar fazendo a diferença.

- Quando a Copa do Mundo começou todos diziam que a Nova Zelândia perderia seus três jogos e de goleada. Dois se passaram e empatamos, incluindo um contra o atual campeão. Portanto, acredito que podemos surpreender ainda mais e conseguir uma histórica classificação para o nosso país.

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI X NOVA ZELÂNDIA

Local: Estádio Peter Mokaba, em Polokwane (África do Sul)
Data: 24 de junho de 2010, quinta-feira
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Assistentes: Toru Sagara (China) e Hae Sang Yeong (Coreia do Sul)

PARAGUAI: Villar; Bonet, Caniza, Paulo Da Silva e Morel Rodríguez; Riveros, Víctor Cáceres, Vera e Valdez; Santa Cruz e Barrios
Técnico: Gerardo Martino

NOVA ZELÂNDIA: Paston; Reid, Nelsen e Vicelich; Smith, Bertos, Fallon, Elliot, Lochhead e Killen; Smeltz
Técnico: Ricki Herbert