Superguindaste é usado para instalar cobertura do Itaquerão

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 06/12/2012





Por Eduardo Ohata

SÃO PAULO, SP, 6 de dezembro (Folhapress) - Uma equipe de cerca de 40 profissionais da Odebrecht instalou hoje, no futuro estádio do Corinthians, o sétimo e penúltimo módulo da cobertura metálica da arquibancada leste da arena. A peça, cujo formato lembra uma baleia, pesa 140 toneladas e mede 75 metros.

O oitavo módulo será instalado na próxima semana e o nono, na semana seguinte, o que significará o fim do trabalho de içamento dessas peças na arquibancada leste ainda este ano.

Em seguida, o superguindaste sobre esteiras -com capacidade para 1.500 toneladas e torre de 114 metros, o maior em operação no Brasil- rodará lentamente até o prédio oeste, onde iniciará, no começo de janeiro, a montagem da cobertura da outra arquibancada, que terá 11 módulos.

Apenas o transporte do equipamento até aquele local, em uma distância de apenas 640 metros, vai durar cerca de 12 horas.

Para tanto, parte de prédios da administração da obra estão sendo demolidos e portões serão derrubados para a passagem do superguindaste.

A arena corintiana vai ser o estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014. A entrega é prometida para dezembro de 2013.

A obra está orçado em R$ 820 milhões. Deste total, R$ 400 milhões virão de financiamento pelo BNDES.