Por manipulação, Fifa bane 3 jogadores da Guatemala

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/10/2012

A Fifa baniu nesta quarta-feira três jogadores da Guatemala por suspeita de manipulação de resultados em amistosos da seleção e jogos oficiais de clubes locais. A suspensão definitiva confirma decisão anunciada pela Federação de Futebol da Guatemala, no mês passado.


Dois dos jogadores estão entre os mais famosos do futebol nacional. O meia Guillermo Ramirez, de 34 anos, e o zagueiro Gustavo Cabrera, 32, somam 100 jogos cada pela seleção, incluindo duelos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, e já foram capitães da equipe. O terceiro jogador punido se chama Yoni Flores, outro zagueiro, de 29 anos.


Os três estavam envolvidos em manipulação de resultados na derrota por 2 a 0 para a Venezuela, em amistoso disputado em junho de 2011, e no revés, por 3 a 2, diante da Costa Rica, em maio deste ano.


De acordo com a Fifa, o trio também teria se envolvido em esquema para manipular o duelo entre o CSD Municipal, da Guatemala, e o Santos Laguna, do México, pela Liga dos Campeões da Concacaf. A partida, vencida pelo Santos por 6 a 1, foi disputada em outubro de 2010. A Fifa não deu detalhes sobre como foi o envolvimento dos atletas no esquema ocorrido nas três partidas.