Brasil vence a França e conquista o tri no futebol de cego da Paraolimpíada

Autor: Da Redação,
sábado, 08/09/2012





SÃO PAULO, SP, 8 de setembro (Folhapress) - A seleção brasileira de futebol de cinco (para deficientes visuais) venceu a França por 2 a 0, hoje, e conquistou o tricampeonato paraolímpico da modalidade.

Antes do ouro em Londres, a equipe brasileira havia subido ao topo do pódio em Atenas-2004 e Pequim-2008.

No duelo contra a França, o Brasil abriu o placar com Severino Gabriel, de pênalti. Depois do intervalo, Jeferson Gonçalves contou com o desvio do zagueiro francês para ampliar e decretar a vitória.

O Brasil chegou à final após eliminar a Argentina na fase anterior. A equipe brasileira venceu, nos pênaltis, por 1 a 0. Os argentinos desperdiçaram as três cobranças possíveis.

Nas partidas de futebol de cinco, a torcida deve fazer silêncio absoluto para que os jogadores escutem o barulho dos guizos que ficam dentro da bola e também as orientações do guia, que fica atrás do gol da equipe adversária dando instruções para o time.

Natação

O nadador Daniel Dias, que ontem já havia se tornado o maior medalhista paraolímpico brasileiro quando conquistou a quinta medalha de ouro em Londres, aumentou sua coleção hoje, ao faturar a sexta dourada na prova dos 100 m nado livre, categoria S5.

Com cinco segundos de folga, o brasileiro terminou a prova na primeira colocação (01m09s32), à frente do americano Roy Perkins (01m14s78), e do espanhol Sebastian Rodriguez (01min15s70).

Em duas participações em Paraolimpíada, Daniel Dias soma 15 premiações (dez ouros) e superou o nadador Clodoaldo Silva e a corredora cega Adria Santos, ambos com 13 medalhas.