Interiorização marca a 57ª edição dos Jogos Colegiais

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 22/03/2010
Foto ILustrativa

A Paraná Esporte lançou oficialmente os 57º Jogos Colegiais do Paraná, na manhã dessa segunda-feira (22) em Curitiba, tendo como principal novidade a interiorização da fase final, que será disputada de 21 a 30 de maio. Diferente de outros anos, quando acontecia somente em Curitiba, as finais serão divididas em seis sedes.

Maringá sediará as provas de atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha PC (paralisia cerebral). Já os atletas do handebol, ginástica rítmica, natação, taekwondo e xadrez jogarão em Londrina. Rolândia irá receber as modalidades de voleibol e vôlei de praia. Com uma modalidade Apucarana servirá de sede para o basquete, Ibiporã para o futsal, e Marialva para o futebol.

“Neste ano de 2010, estamos inovando interiorizando a fase final em diversas cidades. Com o advento da gripe H1N1 e considerando o fato de muitos jovens se deslocarem para Curitiba, uma cidade mais fria, nossa vontade de interiorização dos jogos encontrou apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação, através da nossa secretária, Yvelise (Arco-Verde). Com isso, além de contemplar a economia e praticidade através da logística estabelecida para realização da competição, a mudança proporcionará mais segurança à saúde dos participantes”, explica o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.

“Enquanto Estado, precisamos estar em todos os lugares. Nossas transformações são bem sucedidas porque ousamos. Descentralizar essa grandiosa competição dará à comunidade maior visibilidade e valorizará melhor nossos atletas, a maioria do interior. Esses são os jogos que irão transformar o esporte no Paraná”, avalia a secretaria de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde.

Também estiveram presentes à solenidade entre outras autoridades os prefeitos de Londrina, Barbosa Neto, de Rolândia, Johnny Lehmann, e de Marialva, Edgar Silvestre, os deputados estaduais Teruo Kato e Cleiton Kielse, e os diretores de Esportes e de Lazer da Paraná Esporte Ney Mecking e Cláudio Ribeiro, respectivamente.

Sobre sediar as modalidades de voleibol e vôlei de praia, o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann, se mostrou entusiasmado. “Desde 1974 mostramos um ótimo desempenho nessa modalidade. Temos como maior orgulho e reflexo disso a oposto da seleção brasileira e campeã olímpica em Pequim Marianne Steinbrecher (Mari). Rolândia está se preparando para receber com grandiosidade os alunos-atletas do voleibol e vôlei de praia”, avisa o prefeito.

Antes da final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná haverá a fase regional, de 9 a 15 de abril, em 16 núcleos regionais de Educação, e de 23 a 29 do mesmo mês, em outros 16. Nessa fase serão conhecidos os colégios campeões de cada núcleo em todas as modalidades em disputa. De 5 a 9 de maio será realizada a fase macrorregional, em oito sedes, onde se classificarão os campeões e vices de cada uma para a final.