Seleção para voluntários da Copa começa em 30 de junho

Autor: Da Redação,
terça-feira, 08/05/2012

O assessor da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Julio César, participou do 1º Seminário de Voluntariado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, realizado na última sexta-feira (4), em Manaus. Ele estava acompanhado das representantes da cidade-sede de Curitiba, Susana Lins Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, e Luiza Naome Suguimati, do Instituto Municipal de Turismo - IMT.

Segundo o gerente de voluntariado do Comitê Organizador Local - COL, Rodrigo Hermida, quem desejar trabalhar como voluntário na Copa das Confederações, em 2013, ou na Copa do Mundo de 2014, já pode se preparar para participar do processo seletivo que deve começar em 30 de junho deste ano. “As pessoas vão sendo qualificadas ao longo do tempo. Primeiro identificamos as características e potencialidade de cada um. Depois, várias etapas se seguem, desde inserir os voluntários no mundo da Copa, pois muitos viram o evento pela televisão, mas não sabem como funciona a estrutura, até treiná-los nas funções e na mentalidade sobre o que queremos”, afirmou Hermida durante o evento.


O primeiro treinamento será entre setembro e outubro deste ano, com foco na Copa das Confederações, e, depois a qualificação se estende para a Copa do Mundo. Ainda, Hermida disse que o COL espera selecionar 18 mil pessoas para trabalhar em 2014, o que daria em média 1,5 mil voluntários por cidade-sede. Para a Copa das Confederações o número de voluntários vai ficar em 8 mil.

“Voluntário não é função, mas missão. Ele precisa de disponibilidade de tempo, dedicação, civismo, competência, comunicação, personalidade, desprendimento e muita motivação”, conforme Julio César.

Segundo o COL, são muitas as vantagens para um voluntário, como novas amizades e novas culturas, capacitação para o mercado de trabalho, experiência diferenciada em evento de escala mundial, cursos de orientação e certificado oficial da FIFA.