Exames que revelam o câncer precocemente

Autor: Da Redação,
domingo, 16/10/2016
Foto: GE Press/Máquina de Tomografia

Conforme um estudo feito com mais de 53 mil participantes e publicado na New England Journal of Medicine, tomografias computadorizadas do pulmão, embora custem caro e emitam radiação com potencial de provocar câncer, o custo e o risco compensam porque os exames revelaram sinais potenciais de câncer em 27% dos pacientes contra 9% dos que fizeram radiografias.

Para quem fuma ou é ex-fumante com mais de 55 anos e histórico de pelo menos um maço por dia por 30 anos (ou dois maços por dia durante 15 anos) aconselha-se fazer uma tomografia computadorizada de baixa dosagem de radiação por ano, já que as probabilidades são muito maiores de revelar o câncer de pulmão num estágio mais precoce e tratável.

Por outro lado, o exame de Papanicolau que reduziu significativamente a taxa de câncer cervical pode ser usado agora para outras doenças ginecológicas. Na amostra de fluido cervical obtida com o exame, os patologistas conseguem encontrar mutações dos genes que se alteram com mais frequência nos cânceres de ovário e endométrio, de acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. “O exame encontrou quase 50% dos cânceres de ovário e 100% dos cânceres de endométrio, o que é excelente”, diz o Dr. Ernest Hawk, vice-presidente da divisão de prevenção do câncer e ciências populacionais do Centro de Câncer Dr. Anderson da Universidade do Texas. Na maioria das vezes esses cânceres são fatais por serem difíceis de perceber e o diagnóstico acaba acontecendo em estágio avançado.

E por último, o teste do bafômetro, um exame simples do hálito que pode identificar corretamente, em mais de 75% dos casos, os pacientes com câncer de cólon. A descoberta é de um estudo italiano, no qual os pesquisadores ao analisar a composição química do hálito de 37 pessoas com câncer colo retal e 41 sem câncer, encontraram um padrão correspondente ao câncer. Em comparação, a colonoscopia – amplamente considerada a referência dos exames de câncer de cólon – tem taxa de sucesso de 85% a 95%. Outros pesquisadores estudam maneiras de usar o bafômetro para verificar outros tipos de cânceres.