O novo tratamento pode fazer tumores desaparecer de doentes terminais,dizem cientistas.
A nova droga, inicialmente conhecida como "game-changing” pode aniquilar tumores em pacientes identificados como em estado terminal.
Durante os testes um em cada dez doentes de câncer renal viram o crescimento tumoral desaparecer e durante os testes, num grupo de dez pacientes os tumores encolheram em quatro e por sua vez, cerca de 85 por cento sobreviveram um ano contra 37 por cento de aqueles atendidos com tratamentos padrões.
Os cientistas agora avaliam que a injeção, uma alternativa ao tratamento cansativo e agressivo da quimioterapia, poderia dar uma nova esperança a pessoas em estado terminal proporcionando mais anos de vida e em alguns casos até a cura do mal.
O tratamento combina medicamentos contra o câncer, Ipilimumab e Nivolumab já em uso no mercado e que formam uma nova classe de medicamentos chamados Imunoterapias, que estimulam o sistema imunológico a combater as células cancerígenas.
O estudo e o novo medicamento está sendo apresentado na ESMO 2016 - European Society for Medical Oncology, que este ano acontece em Copenhague na Dinamarca de 07 a 11 de outubro.
The Sun - Nick McDermott