Juiz corregedor faz visita ao minipresídio de Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 23/08/2013

O juiz tiular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Apucarana e corregedor do minipresídio, Oswaldo Soares Neto, fez uma visita de duas horas nesta sexta-feira (23) à unidade carcerária de cutódia cautelar (provisória).

O magistrado ouviu reivindicações dos detentos e se comprometeu a fazer uma revisão dos processos e se reunir com os órgãos responsáveis para tentar achar uma solução que possa amenizar os problemas registrados no local. Na semana passada um detento morreu em decorrência de problemas pulmonares e outros foi transferido para tratamento de tuberculose. 

Na quarta-feira, dia 14, equipes da Autarquia Municipal de Saúde coletaram amostras de 16 presos que tiveram contato com o preso falecido e com outro detento tuberculoso que foi transferido para o Complexo Médico Penal, em Piraquara, nas proximidades de Curitiba.

Pelas análises de sangue será possível saber se houve contaminação dos detentos pelo Bacilo Koch, causador da tuberculose, doença que em celas superlotadas como a do minipresídio de Apucarana tem grande potencial de multiplicação.
 

confira também



"Nos reunimos com representantes dos presos, que reivindicam melhor alimentação e assistência médica, além da observância de benefícios da lei que alguns deles teria direito. Nos comprometemos em realizar ações para melhor as condições no cárcere e repassar um relato mensal da situação processual de cada detento, pois o Judiciário não quer ninguém preso além do cumprimento da pena. Apesar de estarem presos, eles devem ter a dignidade respeitada", frisou o juiz Oswaldo Soares Neto.  

O minipresídio de Apucarana tem capacidade para abrigar 120 presos, mas hoje há 21 mulheres e 259 homens encarcerados na unidade prisional.