Queimadas dão trabalho extra para Bombeiros em Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 13/05/2013
Queimadas dão trabalho extra para Bombeiros em Apucarana

O tempo e a vegetação secos têm contribuído para a ocorrência de diversos incêndios ambientais em Apucarana e região. De acordo com o setor de comunicação social da corporação, de sábado (11) até as 15 horas desta segunda-feira (13), 16 queimadas exigiram trabalho intensivo das equipes para apagar o fogo e evitar consequências mais desastrosas.

Três desses incêndios em vegetação fizeram com que os Bombeiros se desdobrassem ainda mais para acabar com as chamas. Um foi registrado próximo à Fecea, outro na região do Parque Jaboti e o tereceiro em terreno baldio mo Jardim das Flores.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, major Hermerson Saqueta, a frequência das queimadas aumentou nos últimos dias, incomodando moradores de vários bairros da cidade e ainda na zona rural. A população sofre as consequências, principalmente com problemas de saúde, geralmente respiratórios.

Conforme Saqueta, as pessoas devem fazer a sua parte para evitar os incêndios em vegetação.  "Quem joga bitucas de cigarros inadvertidamente, queima o lixo no fundo do quintal ou "limpa" o terreno baldio com fogo tem responsabilidade criminal sobre o que está fazendo", frisa Saqueta.

Para o major, a população não pode ser conivente com esse tipo de crime ambiental, pois também é vítima. "É preciso agir, colaborar com o governo é o mínimo que cada cidadão pode fazer para ter um mundo melhor para viver", completou o comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana.

Leia mais na edição de terça-feira (14) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná