Agentes carcerários evitam fuga de detentos do minipresídio de Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 02/04/2013

Agentes carcerários do  Departamento Penitenciário do Estado (Depen) que trabalham no tuno da noite no minipresídio de Apucarana conseguiram evitar que pelo menos 11 detentos fugissem da unidade carcerária na madrugada de hoje (2).

Eles perceberam movimentação estranha e durante checagem constataram que os presos da 5ª cela da 1ª galeria já haviam serrado a grade de proteção e estavam prestes a sair no corredor. Depois os detentos só precisariam serrar mais uma grade que dá acesso à parte do fundo do pátio externo da unidade prisional para ganhar a liberdade forçada.

confira também

Ainda durante a madrugada os agentes carcerários providenciaram os reparos necessários na grade que havia sido serrada pelos detentos e a situação ficou sob controle. O delegado chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Valdir Abrahão da Silva, afirmou que hoje 43 agentes carcerários se revezam na guarda interna do minipresídio. Ja a vigilância externa continua a cargo da Polícia Militar (PM). O delegado frisa que após a chegada dos agentes carcerários, no início de fevereiro deste ano, nenhuma fuga foi consumada na unidade de custódia provisória.

Superlotação - O minipresídio de Apucarana tem capacidade para 120 detentos, mas conforme o setor de coordenação de dados carcerários, hoje estão detidos no local 242 homens e 19 mulheres, além de sete menores apreendidos em decorrência de medidas socioeducativas restritivas de liberdade, totalizando 268 encarcerados.