Android fica em 2º lugar no mercado

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 03/11/2010
O smartphone Droid X, da Motorola, permite uso de Flash e consegue se conectar com outros cinco aparelhos por Wi-Fi

A plataforma Android, do Google, subiu para a segunda posição no mercado global de smartphones no terceiro trimestre, afirmou a empresa de pesquisa Canalys nesta segunda-feira (1º).

O Symbian, da Nokia, continua a liderar o mercado, com 37% de participação, enquanto o Android tem 17%, ultrapassando Research In Motion, dona do BlackBerry, Apple, dona do iPhone, e Microsoft, neste ano.

A crescente popularidade dos celulares Android - fabricados por empresas como Motorola, HTC e Samsung - coloca o Google em boa posição, uma vez que o mercado móvel deverá superar o de PCs em acesso à internet.

Em setembro, o executivo-chefe do Google disse esperar que as buscas pelo celular venham a ser responsáveis por uma fatia majoritária da receita da empresa, mas que isso pode levar muito tempo, apesar do forte ritmo de crescimento.

O Android, oferecido de graça aos fabricantes de celulares, passou por um crescimento forte desde sua chegada ao mercado há dois anos. No último trimestre, a plataforma cresceu 14 vezes ante os baixos números de ano atrás, segundo a Canalys.

Copyright Thomson Reuters 2009