Dinossauros eram maiores que o estimado

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 04/10/2010
Estudo indica que as camadas cartilaginosas podem ter acrescido até 30 cm no tamanho dos dinossauros

Os dinossauros eram claramente maiores do que o estimado até o momento, revelam paleontólogos americanos baseados na descoberta de que esses animais tinham grossas cartilagens.

Segundo trabalhos publicados nesta quinta-feira (30), as camadas cartilaginosas podem ter acrescido até 30 cm no tamanho dos dinossauros, alterando sua postura e velocidade de deslocamento.

Casey Holliday, professor de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e principal autor dos trabalhos publicados na revista PLoS ONE, da Biblioteca Pública de Ciência, comentou o estudo.

- Nossa investigação com os membros mais próximos dos dinossauros, os crocodilos e as avestruzes, mostra que eram maiores do que se pensava. A extremidade dos ossos longos de muitos dinossauros, como o fêmur e a tíbia, era arredondada e rugosa

.

Por isso, espessas cartilagens formavam essas estruturas e a articulação, aumentando o tamanho de alguns desses animais.

- Esse estudo joga uma nova luz sobre o mecanismo pelo qual répteis e mamíferos, como os humanos, têm articulações com volumes tão diversos em matéria óssea e cartilaginosa.

Os pesquisadores compararam articulações de avestruzes e crocodilos com membros fossilizados de diferentes dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, o alossauro, o braquiossauro e o tricerátops.

Segundo Casey Holliday, numerosos dinossauros terópodes, como os tiranossauros, eram ligeiramente maiores que o estimado, mas os saurópodes, como o tricerátops e o braquiossauro, poderiam ser até 10% maiores.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados