Conheça os alimentos que melhoram o aspecto da pele

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 03/01/2018
O morango hidrata e renova a pele. Foto: Reprodução

Popularmente utilizados para tratar problemas de saúde, os alimentos naturais também contribuem para a melhora da aparência da pele devido aos seus valiosos nutrientes que trabalham a favor da regeneração celular e da eliminação das toxinas. Com isso, frutas, legumes e algumas bebidas auxiliam no rejuvenescimento, na hidratação e até mesmo evitam o inchaço.

Todos os alimentos naturais agregam vantagens, independentemente da maneira como são consumidos. Alguns podem ser aplicados diretamente na pele. 

Morango - Rico em alfa-hidroxiácidos, o morango hidrata e renova a pele. Uma dica é consumir seis unidades diariamente em lanche ou em preparo de vitaminas, com iogurte light e leite desnatado, por exemplo.

Foto por Reprodução

Pepino - Famoso por combater olheiras, o pepino tem a temperatura natural mais baixa, o que contrai os vasos sanguíneos e reduz o tom escuro ao redor dos olhos. Além disso, ele combate o inchaço facial, como as bolsas palpebrais, se for aplicado por meio de máscara ou rodela. Devido à combinação de ácido fólico e vitamina C, o legume confere um aspecto renovado ao rosto.

Foto por Reprodução

Camomila - Rica em aloe vera, a camomila é ideal para eliminar o inchaço e proteger o corpo de alergias. Devido à presença do óleo essencial azuleno em sua composição, a erva tem poder anti-inflamatório, calmante e relaxante, sendo perfeita para fazer compressas quentes em quem tem a pele sensível ou apresenta vermelhidão momentânea.

Foto por Reprodução

Água de coco - Graças à presença de poderosos minerais antioxidantes, a água de coco auxilia na hidratação da pele, além de rejuvenescê-la ao combater os radicais livres. Ao ser ingerida, usada por meio de máscara ou aplicada diretamente na face, ela resgata o equilíbrio hídrico da pele devido aos seus outros importantes elementos como açúcares e aminoácidos essenciais.

Foto por Reprodução

Mamão papaia - Seu alto poder anti-idade se deve à concentração de vitamina C, maior do que em frutas como a laranja, o que proporciona aumento na elasticidade e firmeza, principalmente quando a parte interna de sua casca entrar em contato com a pele. Por agir também como adstringente, ele combate a acne e auxilia na desobstrução dos poros. Consumido em fatias ou em suco, o mamão papaia protege contra os danos causados pelo sol. “Por conter betacaroteno, o alimento funciona como um filtro solar e aumenta a proteção contra a radiação”, explica a dermatologista.

Foto por Reprodução

Framboesa - Com vitaminas A e C, a framboesa possui efeito calmante e anti-inflamatório, diminuindo e prevenindo o aparecimento de acne. Você pode consumi-la da mesma forma que o morango.

Foto por Reprodução

Mel - Altamente hidratante, o mel – usado em diversas receitas de máscaras faciais feitas em casa - evita a desidratação cutânea. Outro fator que contribui para a beleza da pele é a presença das vitaminas A, E, D e C, bastante conhecidas por reduzirem manchas, rugas e flacidez.

Foto por Reprodução

Leite - Responsável pela firmeza e elasticidade da pele, o colágeno se beneficia dos aminoácidos e das proteínas encontradas no leite. Juntos, os dois componentes têm ainda efeito calmante e anti-inflamatório, auxiliando no combate à acne, à rosácea e a manchas.

Foto por Reprodução

Uva - Fonte de vitamina C, flavonoides e antioxidantes, a uva é um poderoso alimento anti-idade. A fruta protege o organismo contra os radicais livres e estimula a renovação celular da pele, prevenindo o surgimento de acnes e auxiliando na cicatrização das já formadas. Também tem o poder de hidratar e revigorar, além de promover o rejuvenescimento, especialmente se for combinado à argila branca em máscaras.

Foto por Reprodução

Romã - Rica em ácido elágico, protege a pele contra os raios UVA e UVB e aumenta a produção de colágeno. A romã também possui compostos fenólicos, potentes antioxidantes que evitam o envelhecimento precoce. Além disso, ela contém antocianina, que contribui para diminuir a produção de radicais livres. Uma romã por dia é o suficiente.