Alain Thebault, o capitão francês que bateu o recorde mundial de velocidade no barco a vela Hidróptero, apresentou o novo protótipo de um barco voador que deverá bater novos recordes no mar.
O Hidróptero trimarã (espécie de catamarã de três cascos) experimental de 18,3 metros de comprimento, que usa lâminas para se elevar em alta velocidade acima das ondas, quebrou a barreira dos 93 km/h na costa mediterrânea da França no ano passado.
O catamarã Hydroptere.ch mostrado nesta segunda-feira tem apenas 10,8 metros de comprimento, com dois cascos, em vez dos três usados até agora.
Thebault disse que o novo modelo, projetado em conjunto com uma universidade técnica suíça, deverá ter uma nova configuração para as velas e os cascos para embarcações de 30 metros de comprimento, que deverão ser testadas para quebrar recordes de velocidade em voltas ao mundo.
No ano passado, o capitão disse que pretende fazer uma volta ao mundo em 40 dias. O protótipo deverá ser testado no Lago Genebra, na Suíça, e no Mar Mediterrâneo.