Maioria dos internautas prefere assistir a vídeos curtos

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 23/08/2010
Jovens entre 18 e 24 anos são os que mais veem vídeos no YouTube e em sites de entretenimento

Pesquisa divulgada no Digital Age 2.0, congresso de comunicação digital e marketing, que acontece nesta semana em São Paulo, revelou que 96% dos entrevistados que consomem vídeos online preferem os de curta duração, sem restrição de dia. O pico de audiência ocorre entre as 22h e a 1h.

O download de músicas aparece em segundo lugar na lista de atividades preferidas pelos internautas, com 85%. A pesquisa foi realizada com 1.286 pessoas pela Havas Digital Brasil em conjunto com a Qualibest.


A faixa etária dos usuários que mais acessam internet no Brasil é de 18 a 24 anos, representando 32% do total. Eles assistem a videoclipes e a conteúdo de entretenimento durante todo o dia. Já o público mais velho acessa sites de notícias e navega na web depois das 20h.

Para 56% dos entrevistados, a principal motivação para um internauta assistir a um vídeo online é a disponibilidade na web a qualquer momento.

Ainda segundo a pesquisa, 44% das pessoas que viram um vídeo online, assistiram a outros relacionados logo em seguida, 37% leram comentários e 34% os recomendaram aos amigos.

A pesquisa também mostrou que os telespectadores digitais não rejeitam propagandas em vídeos online, desde que tenham alguma relação com o conteúdo das imagens: 50% responderam que não prestam atenção ao anúncio exibido antes ou depois do vídeo, 44% disseram que não se importam, desde que o conteúdo seja gratuito.

Outro dado apresentado no Digital Age 2.0 é que 47% dos internautas lembram a marca associada ao vídeo assistido.

Apesar de ainda não serem tão acessados quanto os curtos, vídeos de média duração já começam a atrair o interesse dos usuários, tanto que, recentemente, o YouTube aumentou recentemente a duração máxima dos vídeos enviados de 10 para 15 minutos.

O Digital Age 2.0 é o principal congresso de comunicação digital e marketing que antecipa tendências no Brasil.

O tema deste ano é Ideias para um Mundo em Transformação e vai discutir o presente e o futuro da comunicação digital, considerando um cenário definitivo para a transição do analógico para uma realidade totalmente digital e conectada.