Harper Lee, ganhadora do Pulitzer por 'O Sol É para Todos', morre aos 89

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 19/02/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A escritora Harper Lee, que ganhou o prêmio Pulitzer de ficção em 1961 por seu livro "O Sol É para Todos", morreu aos 89 anos, de acordo com o "The New York Times" e outras publicações americanas nesta sexta-feira (19).
A autora nasceu em 1926, em Monroeville, na Pensilvânia. Se mudou em 1949 para Nova York, onde trabalhou como auxiliar em companhias aéreas enquanto seguia com a carreira de escritora.
Oito anos mais tarde, apresentou o manuscrito do romance sobre o racismo e a injustiça no sul dos Estados Unidos para a editora americana J. B. Lippincott & Co., que lhe pediu para reescrevê-lo.
Lançada em 1960, a obra foi um sucesso comercial -vendeu mais de 50 milhões de cópias- e de crítica.
O livro se tornou filme em 1962, com Gregory Peck no papel do advogado engajado Atticus Finch. Foi adaptado para o teatro em várias cidades norte-americanas e em Londres e ganhará versão na Broadway na temporada 2017-2018.
O romance era considerado o único trabalho da autora, até um manuscrito inédito com alguns dos mesmos personagens ser encontrado e publicado no ano passado. No Brasil ele foi lançado com o título "Vá, Coloque Um Vigia".
Descrito como um primeiro rascunho da história que o antecedeu, "Vigia" surpreendeu leitores e críticos por mostrar o heróico Finch como um racista que apóia a segregação.