Diversidade faz uma arte melhor, diz Obama sobre polêmica racial no Oscar

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/01/2016
Diversidade faz uma arte melhor, diz Obama sobre polêmica racial no Oscar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente americano, Barack Obama, comentou nesta quarta-feira (28) a polêmica sobre as indicações ao Oscar, sem atores e diretores negros, e considerou que o debate faz parte de uma questão mais ampla, com a qual o país está lidando.
"Acredito que, quando se conta a história de todo o mundo, isso faz surgir uma arte melhor", disse o presidente a uma filial da emissora de TV ABC.
"Isso colabora com um entretenimento melhor, faz que todos se sintam parte de uma única família americana", completou.
A questão entrou em debate em Hollywood em meados de janeiro, quando foi divulgada a lista indicados ao Oscar, que, pelo segundo ano consecutivo, não tem nenhum candidato negro nas principais categorias.
Após o diretor Spike Lee anunciar que não iria à premiação em protesto -e algumas estrelas de Hollywood aderirem ao boicote a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana, em uma guinada histórica, decidiu mudar normas internas para favorecer a inclusão de mulheres e minorias étnicas.
"Acho que, em geral, a indústria deve fazer o que qualquer outra indústria deve fazer, que é buscar talentos, oferecer oportunidades a todo mundo... E acho que o debate do Oscar é, na realidade, uma expressão desta questão mais ampla", avaliou Obama.
"Estamos garantindo que todos tenham uma oportunidade justa?", questionou.
Várias grandes organizações que defendem os direitos das minorias nos EUA pediram, nesta terça (26), uma reunião com os dirigentes da Academia, bem como com executivos da indústria cinematográfica, para discutir o assunto.