Elena Obraztsova, cantora mezzo-soprano de ópera, morre aos 76

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 12/01/2015

SÃO PAULO, SP - Elena Obraztsova, cantora de ópera mezzo-soprano, morreu aos 76 nessa segunda (12). Já doente com pneumonia, a russa tinha se mudado para a Alemanha por causa do clima mais favorável, onde morreu com um ataque cardíaco.
Cantora celebrada, Obraztsova se apresentou em grandes casas de ópera, como La Scala em Milão, a Metropolitan Opera em Nova York e a Ópera Estatal de Viena.
Obraztsova nasceu em Leningrado (hoje São Petesburgo), e quando era criança sobreviveu à invasão da cidade pelos nazistas, na Segunda Guerra Mundial. Sua estreia no Metropolitan Opera em Nova York foi em 1976, no papel de Amneris na ópera "Aida", de Giuseppe Verdi.
Em 1975, durante um festival dedicado ao aniversário de 100 anos de "Carmen", Obraztsova recebeu o título de melhor cantora de "Carmen" no mundo, papel pelo qual ela ficou conhecida por uma apresentação em 1978.
Segundo a rádio Voz da Rússia, ela, o tenor Plácido Domingo e o maestro Carlos Kleiber fizeram uma apresentação que logo se tornou uma referência mundial.
Em sua carreira, ela interpretou cerca de cem papéis. Sua última apresentação foi "War and Peace", de Prokofiev, em 2002.
No final de outubro do ano passado, a celebração do aniversário de 75 anos da cantora reuniu grandes expoentes da ópera no Teatro Bolshoi.