Leitura no e-book é 10% mais lenta que no papel

Autor: Da Redação,
terça-feira, 06/07/2010
A maior dos usuários acha mais relaxante ler um livro no papel do que em sua versão digital

Um estudo da Nielsen Norman, empresa de consultoria em usabilidade digital, com 24 usuários, mostrou que a leitura de um livro impresso foi mais rápida do que num livro digital (e-book) no Kindle, no iPad ou no computador.

Os leitores obtiveram uma velocidade de leitura no iPad 6,2% mais lenta do que em páginas impressas. Já no Kindle 2, ela foi 10,7% mais devagar.

Em entrevista à PC World, Jakob Nielsen disse que isso não quer dizer que a leitura no iPad seja mais rápida que no Kindle 2. A empresa alerta que os resultados entre os dois aparelhos não são estatisticamente significativos o suficiente para escolher um em relação ao outro na hora da compra.

A pesquisa também estudou os níveis de satisfação dos usuários depois de operar cada um dos aparelhos. O iPad, o Kindle e o livro marcaram, respectivamente 5,8, 5,7 e 5,6 no teste, cuja nota máxima era 7. O computador, alcançou uma nota de apenas 3,6.

Nielsen explicou que a maioria dos comentários dos usuários era previsível: "eles dizem que o iPad é muito pesado e que o Kindle tem letras cinza menos nítidas". As pessoas também não gostaram muito da falta de diagramação dos aparelhos e preferiram a forma como o iPad (na verdade, o aplicativo do iBook) indica a quantidade de texto que ainda falta ser lida em cada capítulo.

Segundo a pesquisa, os usuários dizem que ler um livro impresso é mais relaxante do que usar aparelhos eletrônicos e que se sentiram desconfortáveis com o PC porque eles os lembram do trabalho.

Para realizar o teste, cada voluntário leu um conto de Ernest Hemingway. Depois de sua leitura ser cronometrada - em média, eles levaram 17 minutos e 40 segundos para ler a obra - eles foram testados para ver se tinham entendido o que tinham lido.