Fabricantes japoneses de televisores podem estar preparando suas armas na batalha pelas imagens em três dimensões, mas os consumidores do Japão não têm interesse em acompanhar a disputa enquanto precisarem de óculos especiais, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (2). Quase 70% das pessoas dizem que não têm planos de comprar televisores 3D.
Os pesquisados afirmaram que não se sentem atraídos pela tecnologia que exige óculos especiais para se ver essas imagens e também reclamaram de elevados preços e falta de conteúdo compatível. A pesquisa foi realizada pelo site de comparação de preços Kakaku.com.
Fabricantes como Panasonic e Sony correram para lançar televisores 3D no mercado neste ano, esperando que o sucesso da tecnologia nos cinemas com filmes como Avatar e Alice no País das Maravilhas neste ano se repetisse nas casas dos espectadores.
Mas 67,4% dos entrevistados disseram que não estão interessados em comprar TVs 3D, enquanto 31,2% deles avaliam a comprar uma, de acordo com a pesquisa. Tsuyoshi Kamada, diretor da Kakaku.com, diz que "as expectativas de fabricantes de televisores com a tecnologia 3D estão altas, mas, olhando para o grau de interesse dos consumidores, há um grande vazio".
Dos que disseram que não têm planos para comprar uma TV 3D, quase 70% citaram o incômodo de se usar óculos especiais, 57%afirmaram que os preços são muito altos e quase 40% disseram que não há conteúdo 3D suficiente.
O Kakaku.com fez a pesquisa entre 10 e 16 de junho, recebendo respostas de 8.957 pessoas.
Copyright Thomson Reuters 2009