Japoneses se negam a comprar TV 3D que exige óculos

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 02/07/2010
67,4% dos japoneses disseram que não estão interessados em comprar TVs 3D

Fabricantes japoneses de televisores podem estar preparando suas armas na batalha pelas imagens em três dimensões, mas os consumidores do Japão não têm interesse em acompanhar a disputa enquanto precisarem de óculos especiais, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (2). Quase 70% das pessoas dizem que não têm planos de comprar televisores 3D.

Os pesquisados afirmaram que não se sentem atraídos pela tecnologia que exige óculos especiais para se ver essas imagens e também reclamaram de elevados preços e falta de conteúdo compatível. A pesquisa foi realizada pelo site de comparação de preços Kakaku.com.

Fabricantes como Panasonic e Sony correram para lançar televisores 3D no mercado neste ano, esperando que o sucesso da tecnologia nos cinemas com filmes como Avatar e Alice no País das Maravilhas neste ano se repetisse nas casas dos espectadores.

Mas 67,4% dos entrevistados disseram que não estão interessados em comprar TVs 3D, enquanto 31,2% deles avaliam a comprar uma, de acordo com a pesquisa. Tsuyoshi Kamada, diretor da Kakaku.com, diz que "as expectativas de fabricantes de televisores com a tecnologia 3D estão altas, mas, olhando para o grau de interesse dos consumidores, há um grande vazio".

Dos que disseram que não têm planos para comprar uma TV 3D, quase 70% citaram o incômodo de se usar óculos especiais, 57%afirmaram que os preços são muito altos e quase 40% disseram que não há conteúdo 3D suficiente.

O Kakaku.com fez a pesquisa entre 10 e 16 de junho, recebendo respostas de 8.957 pessoas.

Copyright Thomson Reuters 2009