Algumas produtoras que desenvolvem games apostam em um segmento um pouco diferente dos tradicionais jogos para o usuário final, geralmente focados na diversão e no desafio. Os businness games ou serious games (jogos empresariais e jogos sérios, em português) são desenvolvidos para treinar funcionários ou ajudar as empresas a simular situações.
A vantagem é que o aprendizado se torna muito mais fácil por envolver um recurso que vai além dos tradicionais cursos de treinamento.
O empresário Sunami Chun, criador da rede Monkey de LAN houses, é um dos sócios da Aennova, empresa especializada em produzir jogos personalizados e prestar consultoria em e-learning (ensino virtual). Ele resolveu investir no negócio depois de pesquisar o assunto na Coreia. Na lista de clientes constam Coca-Cola, Natura, Atlas Schindler, Bovespa e Porto Seguro. O faturamento previsto para 2010 é de R$ 4 milhões.
Winston Petty, presidente da Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) diz que a tendência é que o mercado de jogos empresariais cresça nos próximos anos.
- A expectativa é que as novas mídias, os recursos audiovisuais, comecem a substituir ou dividir espaço com os métodos tradicionais de ensino e de jogos. As empresas se beneficiam disso porque desejam treinamentos mais ágeis e eficientes.