«Noé" é proibido em países árabes

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 10/03/2014

"Noé", de Darren Aronofsky ainda não estreou em nenhuma parte do Mundo e já faz correr tinta pelas suas polémicas. A Paramount Pictures queria concretizar um filme que pudesse agradar "gregos e troianos", visto se tratar de uma história bíblica de uma figura que se encontra presente em três grandes e relevantes religiões. Contudo a versão de Aronofsky não parece cumprir os requisitos dos produtores, sendo e segundo o próprio realizador se tratar de uma obra de liberdades artísticas acentuadas que o faz diferenciar das fidelidades bíblicas. A controvérsia aumenta de dia para dia, sendo que vários órgãos cristãos nos EUA protestam contra a sua estreia, obrigando o estúdio de forma a reduzir a crescente contestação a colocar no inicio da fita a seguinte mensagem.

«Este filme é baseado na história de Noé. Que apesar das liberdades artísticas que foram tomadas, acreditamos que continua fiel à sua essência, valores e integridade da história que constitui a base da fé de milhões de pessoas em todo o mundo. A história bíblica de Noé pode ser encontrada no livro Génesis.»

Entretanto, segundo a publicação The Hollywood Reporter, o filme será banido no Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos. As autoridades desses países proibiram a exibição da obra por esta violar a lei Islâmica, ou seja, a representação humana de personagens bíblicas como o profeta Maomé ou outro mensageiro de Alá. A Paramount Pictures acredita que a Jordânia, Egipto e Kuwait tomaram a mesma decisão.

Noé tem estreia prevista para 27 de Março no nosso país e conta com um elenco recheado de estrelas composto por Russell Crowe, Anthony Hopkins, Emma Watson, Jennifer Connelly, Ray Winstone, Nick Nolte, Frank Langella e Logan Lerman.

Fonte: c7nema.net