Redes sociais influenciam pouco vida social de estudantes

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 06/05/2010
Estudo revela que elas não aumentam as conexões entre alunos na sala de aula

Um estudo do Laboratório de Computação Social do Instituto Rochester de Tecnologia, nos Estados Unidos, revelou, nesta quarta-feira (5), que o uso de redes sociais na sala de aula causa um baixo impacto na criação de conexões entre os estudantes.

A pesquisa, que fez parte de um curso sobre ferramentas de redes sociais, examinou o uso de sistemas de gerenciamento e de grupos de discussão para melhorar a comunicação e as conexões entre os estudantes.

Os resultados do estudo indicam que o uso educacional das redes sociais não neutraliza as fracas conexões sociais que ocorrem na comunicação cara a cara.

Nem reproduzem o mesmo impacto causado por redes sociais como o Facebook e o MySpace.

Segundo Susan Barnes, diretora do Laboratório de Computação Social e chefe da pesquisa, muitos defensores das redes sociais dizem que o uso dessas ferramentas na sala de aula poderia melhorar bastante a interação e o aprendizado.

Eles também alegam que elas também ajudariam os alunos mais tímidos a se envolver mais, como acontece em outros ambientes virtuais.

- Mas nossas descobertas mostraram que o uso das redes sociais não provocou qualquer impacto nas conexões sociais a ponto de os alunos nem considerarem a possibilidade de outros estudantes de sua sala fazerem parte de suas redes.

Agora, a equipe pretende ampliar a pesquisa para incluir vários formatos de ensino em diferentes aplicativos de redes sociais para estudar como as conexões sociais diferem daquelas formadas na sala de aula.

A ideia é ajudar os pedagogos a criar melhores formatos de redes sociais que provoquem um maior impacto nas conexões sociais dos estudantes.

Segundo os pesquisadores, os elementos que cercam a construção de redes sociais fracas na escola oferece muitas oportunidades para estudar como a tecnologia pode ser mais bem projetada para oferecer os vários recursos de comunicação e de interação desejados pelos estudantes.