Raio laser pode ser usado para fazer chover

Autor: Da Redação,
terça-feira, 04/05/2010
Pulso de laser vermelho ioniza o ar e provoca condensação de gotas d’água para criar uma nuvem, que é iluminada por um laser verde

Físicos suíços descobriram que o disparo de rajadas curtas no ar pode desencadear a formação de gotas d’água.

A técnica pode ajudar a estimular a “produção” de chuva no futuro, revelou a revista científica Nature Photonics nesta segunda-feira (3).

O cientista Jerome Kasparian e sua equipe da Universidade de Genebra queriam encontrar uma alternativa à semeadura de nuvens, um processo de 50 anos que tenta induzir pancadas de chuva de forma artificial.

Foguetes com iodeto de prata espalham as partículas no céu, como se fossem sementes. As partículas agem como “núcleos de condensação”, fazendo com que as gotículas de água se formem em volta deles.

Kasparian diz que a semeadura de nuvens não é um método eficiente, apesar de ser usado há décadas.

- Ninguém sabe se é seguro usar partículas de iodeto no ar.

Os pesquisadores perceberam que a tecnologia laser poderia ser usada para criar uma técnica alternativa. Eles descobriram que o disparo de um feixe de energia através de uma câmara de nuvem atmosférica criava um canal de moléculas de oxigênio e de nitrogênio ionizados.

Essas moléculas agiram como âncoras de condensação de mesma forma que acontecia com as moléculas de iodeto de prata.

As gotas d’água ao longo do canal úmido quase dobraram de tamanho, de 50 micrômetros para 80 micrômetros ao se fundirem aos íons.

Depois, a equipe de Kasparian testou a mesma técnica em condições reais. Eles dispararam um “laser Teramobile” de alta potência no céu de Berlim, na Alemanha, durante algumas noites.

Eles encontraram gotas de condensação formadas ao longo do trajeto do laser quando a umidade estava alta.
Agora, os pesquisadores pretendem investigar se são capazes de criar condensação em uma área mais ampla, ao varrer o laser no céu.

Embora ainda falte muito para que os cientistas consigam fazer chover por meio do raio laser, eles dizem que a técnica pode ser adaptada para ajudar os meteorologistas a prever uma chuva torrencial a caminho.