Governos descumprem acordo para reduzir danos ao ambiente

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 30/04/2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Copenhague com Barack Obama durante reunião que discutiu metas para deter a mudança climática

Os líderes mundiais fracassaram no compromisso de reduzir, até 2010, a perda da biodiversidade do planeta, que na verdade se acelerou. A revelação faz parte de um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) publicado nesta quinta-feira (29) na revista científica americana Science.

Stuart Butchart, do centro de controle para a preservação da natureza do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e principal autor do estudo, lamentou os resultados por meio de um comunicado.

- Nossa análise mostra que os governos não cumpriram os compromissos assumidos em 2002 e, de fato, a perda da biodiversidade continua em um ritmo mais veloz do que nunca. Tivemos poucos avanços para a redução das pressões sobre as espécies, os habitats e os ecossistemas.

Essa é a primeira avaliação desde o lançamento da Convenção das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (CBD, na sigla em inglês), em junho de 2002.

O estudo se baseia em 31 indicadores como as mudanças nas populações das diferentes espécies, seu risco de extinção e outras medidas.

- Nossos dados mostram que 2010 não será o ano durante em que a queda da biodiversidade se deterá, mas deve ser o momento no qual começaremos a tomar medidas sérias e a aumentar nossos esforços para cuidar do que resta do nosso planeta.