Smartphones baratos turbinam mercado de celulares

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 14/04/2010
Venda de smartphone deve crescer 12,7% no primeiro trimestre deste ano

Os maiores fabricantes mundiais de celulares devem reportar aceleração no crescimento do mercado e procura crescente por novos smartphones, quando anunciarem seus resultados do primeiro trimestre. A "temporada de balanços" começa nesta semana.

Os fabricantes de celulares passaram por um 2009 sombrio, em razão dos efeitos da crise econômica sobre as vendas de celulares, mas o mercado de smartphones continuou a crescer, apesar da economia. Isso aconteceu principalmente pela chegada de novos produtos e pela redução de preços.

As vendas desses aparelhos, em termos de volume, deve crescer 12,7% no primeiro trimestre e 10,8% levando em conta todo o ano, de acordo com uma pesquisa da Reuters com 35 bancos, corretoras e companhias de pesquisa.

Os grupos sul-coreanos Samsung Electronics e LG Electronics, segundo e terceiro maiores fabricantes mundiais de celulares, devem continuar expandindo sua participação de mercado, mas o resultado da LG no trimestre passado talvez sofra. O atraso no lançamento de novos modelos e a falta de um smartphone forte no mercado prejudicaram o desempenho da empresa, diz Park Won-jae, analista na Daewoo Securities.