Antes figura aterrorizante, hoje objeto de desejo

Autor: Da Redação,
terça-feira, 24/04/2012

Antigamente, pessoas que gostavam de um visual pesado, que usavam a imagem de caveiras estampadas em camisetas, bijuterias ou até em suas tatuagens, eram, na maioria das vezes, interpretadas como “maus elementos”. Quem diria que esse símbolo, considerado aterrorizante por alguns,  viria se tornar objeto de desejo?

Hoje a caveira virou hit fashion, e está em todo lugar. Estampadas em bolsas, camisetas, acessórios e pasmem, até nos objetos mais improváveis, como em utensílios domésticos. 

Quem ajudou a introduzir essa febre no Brasil foi o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch, que não esconde seu fascínio pela figura. Quando alguém acha que ele vai “enterrar seus esqueletos”,  ele sempre surge com alguma criação relacionada ao item.

Sua fissura por caveiras é tão intensa, que são é marca registrada em suas criações.  Hertchcovitch é colecionador, e possui mais de 120, dos mais diferentes tipos de caveira, que vão de máscaras à botons cravejados de diamantes. 

O estilista revela que não vincula a figura com a morte, como muitos fazem, pelo contrário, ele acredita que a caveira simboliza a vida. “Só estamos de pé porque os ossos sustentam o corpo, sem eles seriamos uma geléia espalhada no chão” enfatiza.