Três das cinco atividades de serviços registraram recuos na passagem de outubro para novembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume de serviços prestados ficou estagnado (0,0%) em novembro ante outubro.
O destaque foi a perda de informação e comunicação, -0,7%, que eliminou parte do ganho acumulado no período julho a outubro (5,1%). As demais retrações ocorreram em outros serviços (-2,2%, com o primeiro eliminando boa parte do avanço de 2,8% registrado em outubro) e serviços prestados às famílias (-0,8%, segundo resultado negativo seguido, acumulando uma perda de 2,1% em dois meses de quedas).
Na direção oposta, os avanços foram registrados por transportes (0,3%, interrompendo duas quedas consecutivas, período em que havia acumulado uma perda de 2,0%) e profissionais, administrativos e complementares (0,2%, após ter recuado 0,9% em outubro).
Comparação com novembro de 2021
Segundo o IBGE, todas as cinco atividades de serviços registraram avanços em novembro de 2022 em relação a novembro de 2021. O volume do setor de serviços teve uma alta de 6,3%, a 21ª taxa positiva consecutiva.
O setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,4%) exerceu a principal contribuição positiva. Os demais avanços foram os de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,2%); de informação e comunicação (3,1%); dos prestados às famílias (7,8%) e de outros serviços (0,6%).
Difusão
O índice de difusão, que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior, passou de 67,5% em outubro para 59,6% em novembro.