Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de Arla 32

Autor: Beth Moreira (via Agência Estado),
segunda-feira, 18/11/2024

A Petrobras informou nesta segunda-feira, 18, que assinou com a Yara e a Araucária Nitrogenados (Ansa), subsidiária integral da companhia, dois acordos, em mais uma etapa para construção de uma potencial parceria nos segmentos de fertilizantes e produtos industriais.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal explica que o primeiro acordo prevê a comercialização, pela Yara, de Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) produzido na Ansa, o qual será elaborado utilizando como matéria-prima ureia fornecida pela Yara.

Segundo a empresa, este acordo permitirá a retomada da produção nacional do produto, que atualmente é importado. O processo de industrialização será realizado em paralelo às atividades de retomada integral da operação da fábrica de Araucária.

O segundo é um acordo, acrescenta, de cooperação técnica para desenvolvimento de estudos conjuntos nas áreas de fertilizantes e produtos industriais correlatos, e contempla esforços de transição energética vinculados a projetos de descarbonização e produção de fertilizantes renováveis e de baixa intensidade de carbono.

"Essa cooperação científica, tecnológica e operacional tem por objetivo atingir uma maior eficiência produtiva e aumento da oferta desses produtos no mercado. Sobre a retomada da Ansa", diz.

Conforme já anunciado, a Petrobras investirá R$ 870 milhões para o retorno das atividades operacionais da Ansa. A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020 e teve o retorno das suas atividades operacionais aprovado em junho de 2024.

A previsão é de que a fábrica volte a operar em maio de 2025, num esforço de antecipação da previsão inicial. As atividades de desibernação e retomada estão sendo realizadas diretamente pela Petrobras e Ansa.