MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Pausa no ciclo de afrouxamento tem a ver com muitos ruídos que tivemos, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 2, que a decisão da autoridade monetária de interromper o ciclo de cortes de juros se deve mais a ruídos do que a fundamentos econômicos. Entre os ruídos que levam as expec

Eduardo Laguna e Cícero Cotrim (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna e Cícero Cotrim (via Agência Estado)
Publicado em 02.07.2024, 11:09:00 Editado em 02.07.2024, 11:14:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira, 2, que a decisão da autoridade monetária de interromper o ciclo de cortes de juros se deve mais a ruídos do que a fundamentos econômicos.

continua após publicidade

Entre os ruídos que levam as expectativas a se descolarem ainda mais do centro da meta de inflação, ele citou as incertezas relacionadas à sucessão do Banco Central, e consequentemente à política monetária, assim como o risco fiscal. Ao lado dos presidentes da autoridade monetária da zona do euro, Christine Lagarde, e do Federal Reserve, Jerome Powell, Campos Neto participa de um painel em fórum realizado pelo Banco Central Europeu (BCE) em Portugal.

O presidente do BC descreveu a decisão da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) como uma pausa. Ele lembrou que o Brasil foi um dos primeiros países a subir as taxas de juros após o choque da pandemia, dada a visão de uma inflação mais persistente no mundo. Em paralelo à convergência da inflação corrente, o BC engatou um ciclo de relaxamento monetário, porém, ponderou Campos Neto, as expectativas, em função de muitos ruídos, começaram a desancorar.

continua após publicidade

Ele pontuou que o BC ainda não identificou impacto do mercado de trabalho aquecido na inflação de serviços. Por outro lado, citou a inclinação da curva de juros e a desvalorização do câmbio recente. Campos Neto reafirmou, contudo, que, para o BC, o que importa é como juros e câmbio impactam a função de reação da autoridade monetária.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Pausa no ciclo de afrouxamento tem a ver com muitos ruídos que tivemos, diz Campos Neto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!