O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou a manutenção da taxa básica de juros em 0,25% ao ano nesta sexta-feira, 20, enquanto examina como a economia e os mercados estão digerindo as altas nas taxas determinadas em março e em julho.
A manutenção dos juros era amplamente esperada, mas os analistas acreditam que os juros serão novamente elevados nos próximos meses assim que a economia do país se estabilizar.
Após a alta de julho, o presidente do BoJ, Kazuo Ueda, disse que a instituição continuaria a subir as taxas se a economia e os preços se mantivessem dentro das projeções.
Ao longo do mês passado, o BoJ sinalizou para novas elevações dos juros, que causaram forte instabilidade nos mercados - também afetados pelas perspectivas incertas sobre a atividade econômica nos Estados Unidos. No dia 5 de agosto, a Bolsa de Tóquio teve a maior perda diária desde 1987.
O BoJ também manteve nesta sexta a avaliação sobre a economia japonesa, que se recuperou moderadamente apesar de alguma fraqueza. Ainda segundo a instituição, é preciso atenção especial com o impacto do câmbio e de outros movimentos de mercado na economia. Fonte: Dow Jones Newswires.