O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que o acordo entre Mercosul e União Europeia possa ser estendido entre o bloco europeu e a América Latina. O tratado, que ainda não foi assinado por causa de impasses, está pronto, segundo Lula, e o Brasil está pronto para concluí-lo.
"Quero dizer aos companheiros empresários mexicanos, ainda este ano, se Deus quiser, nós vamos fechar o acordo Mercosul-União Europeia", disse o petista, durante participação da abertura do Seminário Empresarial México-Brasil nesta segunda-feira, 30, no México. "Está pronto e o Brasil está pronto para assinar esse acordo para ninguém nunca mais falar que a América do Sul que não quer, que a América Latina que não quer."
Lula, então, sugeriu a extensão do acordo: "Esse acordo da América Latina com o Mercosul pode ser estendido para um acordo da União Europeia com a América Latina". "O mundo está precisando disso, a economia está um pouco atrofiada no mundo inteiro e nós temos mercado para isso."
Ao defender a ampliação do comércio entre Brasil e México, o presidente pediu para que ambos os países não tenham "cisma" um com o outro. "Que Deus coloque a mão poderosa em cima de vocês e faça com que vocês não tenham cisma, nem mexicano ter cisma do Brasil, nem brasileiro ter cisma do mexicano, e façam os negócios que sejam bons para o Brasil e para o México, para as empresas de vocês e para o povo mexicano e brasileiro", afirmou.