O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, manifestou otimismo quanto ao futuro mandato de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central. O dirigente foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira, 7, e inicia o mandato no começo do ano que vem.
"Reiteramos que vemos com muito promissor o futuro mandato à frente da autoridade monetária, desejando sucesso a Gabriel Galípolo como novo presidente daquela instituição", disse Isaac, em nota divulgada no final da tarde. Ele cumprimentou Galípolo pela aprovação "célere e tranquila", bem como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e os senadores.
O presidente da Febraban afirmou ainda que o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem agido de forma correta desde que o nome de Galípolo para sucedê-lo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Aproveito para registrar a forma serena e institucional com que Roberto Campos Neto vem conduzindo a transição no Banco Central."
A transição entre Campos Neto e Galípolo é a primeira após a aprovação da independência do Banco Central pelo Congresso, e vem após o governo petista fazer uma série de críticas a Campos Neto devido à manutenção da taxa Selic acima de dois dígitos. Nos últimos meses, as críticas arrefeceram, após despertarem temores no mercado de interferência de Lula na autoridade monetária a partir da indicação de novos diretores.