A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou nesta quinta-feira, 19, que foi notificada sobre o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que sejam instaurados procedimentos administrativos para investigar fake news publicadas em redes sociais com falsas falas do diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
"A CVM informa que foi cientificada do assunto em questão e tomará as medidas cabíveis oportunamente. A Autarquia não comenta casos específicos", disse em nota enviada a pedido do Broadcast.
No início da manhã, a AGU informou que o pedido diz respeito a "possíveis crimes contra o mercado de capitais a partir da veiculação, em rede social, de desinformação".
"As postagens trazem posicionamentos desprovidos de qualquer fundamento, prontamente desmentidas pelo Banco Central, mas que ganharam repercussão significativa no mercado financeiro e em páginas e perfis especializados em análise econômica, fato que gerou impactos negativos na cotação do dólar", destacou a AGU na nota divulgada mais cedo.