Estar com o CPF negativado é o mesmo que estar com o "nome sujo". E quando isto ocorre o Cadastro de Pessoa Física (CPF) fica em um banco de dados de restrição ao crédito. Para limpar o nome é necessário quitar a dívida ou aguardar a prescrição dela, o que pode levar até dez anos. Porém, se a inclusão no cadastro tiver sido indevida, o consumidor tem direito a indenização por dano moral.
No Brasil, o principal banco de dados de restrição ao crédito é gerido pela Serasa Experian juntamente com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Qualquer pessoa pode consultar gratuitamente, mediante cadastro prévio, no site do Serasa ou no aplicativo para celular, disponível na Google Play e na Apple Store. Só é possível consultar gratuitamente a situação do próprio CPF.
Confira como consultar a situação do CPF:
Primeiro é preciso realizar um cadastro no site da Serasa, onde se deve informar o CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail, além de cadastrar uma senha.
Após realizar o cadastro, o consumidor fica sabendo a situação de seu nome, se está limpo ou sujo, bem como se a sua situação junto à Receita Federal está regular ou não.
Além disso, é possível consultar o Serasa Score, que consiste em uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Ela mostra quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses e, por isso, é um dos itens avaliados para a concessão de empréstimos, financiamentos e cartões.
Com informações; G1.