MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC suíço defende fortalecimento de regulações de bancos após crise do Credit Suisse

O Banco Nacional Suíço (SNB), o banco central do país, afirmou, em relatório, que as regulações bancárias pós-crise no Credit Suisse, em 2023, e a subsequente aquisição por sua rival UBS, devem ser mais fortes. A crise, segundo o SNB, expôs fraquezas no a

Andrei Gobbo, especial para o Broadcast (via Agência Estado)

·
Escrito por Andrei Gobbo, especial para o Broadcast (via Agência Estado)
Publicado em 20.06.2024, 19:26:00 Editado em 20.06.2024, 19:33:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Nacional Suíço (SNB), o banco central do país, afirmou, em relatório, que as regulações bancárias pós-crise no Credit Suisse, em 2023, e a subsequente aquisição por sua rival UBS, devem ser mais fortes. A crise, segundo o SNB, expôs fraquezas no atual sistema regulatório do país europeu.

continua após publicidade

A autoridade monetária suíça diz concordar com a visão do Conselho Federal, grupo de chefia de estado formado por sete ministros, que reafirmou "necessidade de ação nas áreas de requisitos de capital, requisitos de liquidez, intervenção antecipada e planejamento de recuperação e resolução".

As propostas têm como objetivo fortalecer, criar resiliência e aumentar a capacidade de resolução de crise dos bancos, segundo o SNB.

continua após publicidade

As regulações propostas pela instituição passam pelo fortalecimento dos principais instrumentos de estabilização bancária, entre eles o chamado Additional Tier 1 (AT1) e o Common Equity Tier 1. A entidade também defende uma melhora no sistema de proteção das subsidiárias dos bancos.

Ainda assim, o SNB sugere que medidas adicionais às regulações propostas, como testes de estresse e indicadores de mercado para ver projeções futuras, podem ser um ponto para ampliar a resiliência dos bancos.

Outra proposta de regulação da instituição é que "os bancos devem ser obrigados a preparar um volume adequado de garantias elegíveis para obter assistência de liquidez emergencial dos bancos centrai", citando como um dos fatores que poderia ter evitado a quebra do Credit Suisse.

Outro ponto citado pelo SNB seria a institucionalização legal da reserva de liquidez pública (PLB), uma das ferramentas utilizadas para evitar a quebra de bancos "grandes demais para quebrarem".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC suíço defende fortalecimento de regulações de bancos após crise do Credit Suisse"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!