O saldo das operações de crédito do sistema financeiro cresceu 1,2% em novembro, na comparação com outubro, informou o Banco Central nesta sexta-feira, 27. O estoque atingiu R$ 6,315 trilhões, o que representa uma alta de 10,7% no acumulado dos últimos 12 meses. O saldo para pessoas físicas avançou 1,0% e o de empresas, 1,4% entre os dois meses.
O estoque de crédito livre aumentou 1,2% de outubro para novembro. O do crédito direcionado, com recursos do BNDES e poupança, cresceu 1,1% na mesma comparação. Entre os recursos livres, o saldo para pessoas físicas avançou 1,1% e o estoque para as empresas subiu 1,3% entre os dois meses.
O total de operações de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) passou de 53,8% em outubro para 54,0% em novembro.
Saldo de crédito PJ com recursos do BNDES
O saldo de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas aumentou 1,0% em novembro, na comparação com outubro, informou o Banco Central. O estoque atingiu R$ 429,737 bilhões, uma alta de 7,2% nos últimos 12 meses.
As linhas de financiamento agroindustrial do BNDES cresceram 2,1% em novembro. O financiamento de investimentos aumentou 0,9% e o crédito para capital de giro teve alta de 2,1% na mesma comparação.