MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Argentina eleva taxa básica de juros em 600 pontos-base, para 97% ao ano

O Banco Central da República Argentina (BCRA) anunciou nesta segunda-feira, 15, elevação de 600 pontos-base na taxa básica de juros do país, a taxa de juro nominal anual das Letras de Liquidez (Leliq) em 28 dias, que com isso subiu a 97% ao ano. Em comuni

Gabriel Bueno da Costa e André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa e André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 15.05.2023, 12:18:00 Editado em 15.05.2023, 12:22:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da República Argentina (BCRA) anunciou nesta segunda-feira, 15, elevação de 600 pontos-base na taxa básica de juros do país, a taxa de juro nominal anual das Letras de Liquidez (Leliq) em 28 dias, que com isso subiu a 97% ao ano. Em comunicado, a instituição também informa que, para incentivar a poupança em pesos, elevou a taxa de juros mínima garantida sobre os prazos fixos das pessoas físicas.

continua após publicidade

Houve uma redução de 2 pontos porcentuais na taxa para financiamento de saldos em haver de cartões de crédito para pessoas físicas, a partir de junho, de 88% a 86% da taxa nominal anual (TNA). As taxas de Linhas de Financiamento para o Investimento produtivo de pequenas e médias empresas mantêm a condição de linhas subsidiadas, aponta o texto.

O BCRA diz que, em abril, a inflação ao consumidor foi impulsionada pela aceleração no núcleo dos preços. Já entre preços regulados houve desaceleração.

continua após publicidade

O BC argentino afirma que busca garantir retornos reais positivos sobre os investimentos em moeda local, além de atuar "de maneira imediata para evitar que a volatilidade financeira atue como motor das expectativas de inflação".

A mais recente elevação nos juros da Argentina ocorre um dia após o governo local anunciar medidas econômicas para tentar conter o aumento de preços, dias após a inflação voltar a acelerar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Argentina eleva taxa básica de juros em 600 pontos-base, para 97% ao ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!