ATUALIZADA - Petrobras planeja produção na área de Libra para próximo dia 15

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 25/10/2017

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Com cerca de um ano de atraso, a Petrobras planeja para o próximo dia 15 o início da produção na área de Libra, maior descoberta brasileira de petróleo. O projeto enfrentou problemas durante a fase de construção da plataforma e após sua instalação.

A plataforma Pioneira de Libra está instalada na área desde maio, mas uma falha em um equipamento postergou o início das operações.

Quando contratou a plataforma ao consórcio formado por Odebrecht Óleo e Gás (OOG) e Teekay, em 2014, a Petrobras estimava o início da produção para o final de 2016. Após atrasos nas obras, prorrogou para julho de 2017.

Considerando a capacidade de produção de 50 mil barris por dia e o petróleo a US$ 57 por barril, cada dia de atraso representa uma perda de receita de US$ 2,85 milhões.

Parte desse petróleo pertence à União, por meio da PPSA (Pré-Sal Petróleo SA), que segundo o contrato tem direito a 41,65% da produção.

Licitada em 2013, Libra foi a primeira área do pré-sal concedida sob o modelo de partilha. É operada pela Petrobras, em parceria com a britânica Shell, a francesa Total e as chinesas CNOOC e CNPC.

Questionada nesta quarta -feira (25) sobre a possibilidade de aplicação de multa ao consórcio, a Petrobras informou que não comenta detalhes comerciais. Apesar do atraso, o diretor da OOG Jorge Mitidieri disse que o prazo de construção ficou dentro da média mundial.