Governo autoriza atuação da Força Nacional em obra de linha em Belo Monte

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 04/09/2017

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional nas áreas de implantação da linha de transmissão de energia elétrica Xingu-Estreito, no sudeste do Pará. O governo federal entende que protestos de comunidades locais provocariam atrasos que poderiam impactar a geração da hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo a pasta, a decisão atende a solicitação do Ministério das Minas e Energia, que manifestou dificuldades em finalizar as obras. A portaria foi publicada neste segunda-feira (4) no Diário Oficial da União. As informações são da Agência Brasil.

A data de início da operação da Força Nacional ainda não foi divulgada, mas o prazo será de 90 dias, podendo ser prorrogado. O número de policiais e as ações a serem desenvolvidas obedecerão ao planejamento feito pelos dois ministérios e terão apoio logístico do Ministério das Minas e Energia.

O governo federal afirma que os agentes da Força Nacional atuarão em ações de segurança pública para proporcionar condições à implantação da linha de transmissão.

Segundo o Ministério da Justiça, com extensão superior a dois mil quilômetros, a Linha de Transmissão Xingu-Estreito passará por quatro estados – Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.

Ela tem início na subestação Xingu, localizada a aproximadamente 17 quilômetros da hidrelétrica de Belo Monte, no município de Anapu (PA), seguindo até a subestação Estreito, localizada no município de Ibiraci (MG).