Deputados dizem ter reunido assinaturas para criar CPI da carne

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 22/03/2017

RANIER BRAGON

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Os deputados federais Julio Delgado (PSB-MG) e Ivan Valente (PSOL-SP) disseram ter conseguido reunir na noite desta quarta-feira (22) assinaturas suficientes para protocolar o pedido de criação de uma CPI para apurar o suposto esquema investigado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Os deputados afirmaram ter mais de 200 assinaturas de deputados. O mínimo exigido é 171. A efetiva criação e instalação da CPI, porém, depende do atendimento de algumas exigências.

A primeira dela é a conferência da assinaturas dos deputados.

Se houver realmente o apoio mínimo, o pedido entrará em uma fila de análise na mesa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O regimento da Câmara permite o funcionamento simultâneo de apenas cinco CPIs. Há duas hoje, a da Lei Rouanet e a da Funai. Há uma terceira aguardando a indicação de seus integrantes (indústria de multas) e outras três ainda sem análise de Maia.

O presidente da Câmara pode barrar pedidos de CPI caso considere não haver o chamado "fato determinado", ou seja, um foco claro de investigação.

Caso Maia autorize a criação das outras três CPIs, a da Carne Fraca será a 7ª na fila. Ou seja, terá que aguardar o encerramento de outras três.