Aluguel em São Paulo sobe o dobro da inflação

Autor: Da Redação,
terça-feira, 24/08/2010

Os valores dos contratos de aluguel de imóveis novos subiram mais que o dobro da inflação entre agosto do ano passado e julho deste ano, devido aos reajustes constantes do IGP-M (índice Geral de Preços - Mercado) - indicador usado para calcular os preços. Enquanto a inflação neste ano está em 4,6%, os contratos de aluguel já acumulam alta de 10,89% nos últimos 12 meses (entre agosto de 2009 e julho de 2010).

Como o IGP-M tem aumentado devido à alta no preço do minério de ferro e alimentos, automaticamente tudo o que é atrelado a ele, como os contratos de aluguel, sobem também. Somente no mês passado, os aluguéis ficaram 0,8% mais caros, na comparação com junho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23) pelo Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo), divulgada nesta segunda-feira (23).

Casas e apartamentos de um dormitório foram os que ficaram mais caros no mês, com um aumento de 1,2%. O vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, Francisco Virgílio Crestana, avalia que como julho marca o início do segundo semestre e o começo de um novo período escolar, “essa alta deve ter sido influenciada também pela demanda dos estudantes por imóveis próximos das universidades”.

Já o aluguel das residências de dois quartos apresentou, em julho, alta de 0,8%, enquanto o preço do aluguel dos imóveis de três dormitórios ficou estável, na comparação com o mês anterior.

O tipo de garantia mais frequente nos contratos assinados no mês passado foi o fiador, que respondeu por metade das locações efetuadas. O depósito de até três meses de aluguel (ou caução) foi responsável por 30% dos contratos locatícios. O seguro-fiança apareceu, em julho, em um quinto dos imóveis locados.

As residências mais rapidamente alugadas foram as casas e os sobrados, que levaram de 12 a 27 dias para serem locados. Os apartamentos demoraram mais para serem ocupados: o período médio de espera foi de 17 e 36 dias em julho.