Inglaterra lança nota de plástico com estampa de Winston Churchill

Autor: Da Redação,
domingo, 02/10/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Banco da Inglaterra colocou em circulação em 13 de setembro a nova cédula de plástico de 5 libras. Mas agora ela começa a ficar mais popular nos comércios de Londres. Feita com polímero especial, a "newfiver" leva a imagem do ex-premiê Winston Churchill e é a primeira feita no país com esse tipo de material.

A cédula é mais fina, flexível e mais duradoura e difícil de falsificar do que o papel. De acordo com a instituição, já são mais de 30 países que adotaram esse polímero -entre eles, Austrália, Nova Zelândia, México, Cingapura e Canadá.

O representante do Banco da Inglaterra, Mark Carney, recordou o espírito de luta do primeiro-ministro Churchill durante a Segunda Guerra Mundial e disse que a moeda é uma "memória para o país e seu povo".

A cédula leva uma famosa citação de Churchill (1874-1965) da Segunda Guerra Mundial: "Não tenho nada a oferecer, senão meu sangue, trabalho duro, lágrimas e suor".

As notas antigas serão aceitas até 5 de maio de 2017, de acordo com o Banco da Inglaterra.

OUTRAS CÉDULAS

As próximas notas a serem substituídas são as de 10 libras, que devem entrar em circulação no verão de 2017 com a escritora britânica Jane Austen.

O passo seguinte é adotar a nova nota de 20 libras, a partir de 2020, estampada pelo artista J.M.W. Turner.

NO BRASIL

O Brasil já adotou uma cédula com material semelhante, em 2000, na edição comemorativa de 500 anos do descobrimento do país. As notas de R$ 10 receberam a estampa do navegador português Pedro Álvares Cabral.