Comgás reduz tarifas de serviço em até 12% a partir de segunda-feira

Autor: Da Redação,
sábado, 01/10/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) reduziu as tarifas de fornecimento do serviço. A diminuição varia entre 1,2% e 12%, dependendo do segmento e do volume consumido, e começa a vigorar a partir desta segunda-feira (3).

O ajuste foi motivado pela redução nos últimos meses do preço do petróleo, cujo valor é a base da tarifa do gás natural. A redução do preço foi determinada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) é a segunda neste ano.

No segmento residencial, a tarifa vai cair 1,9% para quem consome 5 metros cúbicos por mês (clientes que usam o gás apenas no fogão, por exemplo, segundo a Comgás) e 2,7% para quem consome 20 metros cúbicos por mês (equivalente ao uso de fogão e aquecedor).

As reduções não valem para a parte fixa da tarifa, de R$ 9,22 (incluindo ICMS), cobrada para quem consome entre zero e 1 metro cúbico de gás por mês.

Para estabelecimentos comerciais, a redução será de 2,7% na faixa de consumo de 100 metros cúbicos por mês, 3,4% na faixa de 1.000 metros cúbicos por mês e 4,9% na faixa dos 10.000 metros cúbicos por mês.

A indústria, grande consumidora do gás, será beneficiada com as maiores reduções de tarifa. Para quem utiliza 50 mil metros cúbicos por mês, a queda será de 5,9%. No caso de 100 mil metros cúbicos mensais, será de 7,2%, no de 500 mil metros cúbicos, de 8,8% e no de 1 milhão de metros cúbicos, de 9,2%.

No segmento de cogeração, a redução varia de 9% a 12%.

O preço do GNV (Gás Natural Veicular) não deve ser impactado pela medida, de acordo com a Comgás.

A mudança abrange 1,6 milhão de clientes em 177 municípios na Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.